Em 1981 eu estava muito decidido a me tornar um roteirista de TV. Nesse ano - não me lembro dos detalhes - surgiu uma reunião com candidatos a roteirista para a Globo. O grupo se reuniria com nosso diretor de TV mais vanguardista e experimental da época, Valter Avancini. E descobri que, apesar da fama, Avancini era um dos caras mais honestos e humildes que apareceram na minha carreira de TV,
Ele queria fazer uma renovação entre os criadores de uma série chamada Obrigado, Doutor. Era uma tarefa complicada, pois a série era uma das mais conservadoras da Globo. Seguia a linha "séries de médicos", como as classicas Dr Kildare ou Ben Casey: O doutor Fernando (Francisco Cuoco) tinha um consultório numa cidade de interior chamada Andorinhas e tinha como parceiras uma enfermeira (Cristina Santos) e uma freira (Nicete Bruno).
Como modernizar isso? Nessa reunião, sugeri ao Avancini uma série de ideia que eu tive a partir de uma revista do Capitão America. Na revista, Steve Rogers se enchia da vida de super-herói, comprava uma moto e saia pelo mundo em busca de aventuras. Ele topa com uma gangue de motoqueiros chamados Satan's Angels que provoca arruaça num show de rock ao ar livre.
Meu roteiro (em parceria com Flavio Del Carlo e Luciano Ramos) foi gravado, com direção do Avancini. E, para um roteirista novato, até que não ficou ruim. Gravei o episódio numa fita VHS que ficou esquecida por décadas. Até que eu pedi para um amigo digitalizar e coloquei no meu canal de YouTube.
No episódio, está acontecendo um show num clube de uma cidade vizinha. O playboy da cidade, filho do delegado, acha que sua namorada está paquerando o cantor da banda visitante. Sai uma briga, o cantor é ferido, e o doutor Fernando é chamado para atender o caso, com a tensão na cidade aumentando cada vez mais.
Só agora, através do site da Marvel, eu descobri (em formato digital) a revista (número 128) que me inspirou a escrever esse roteiro. Eu passei longe de cometer um plágio, mas é evidente a influência dessa história escrita por Stan Lee e desenhada por Gene Colan em 1966. Steve Rogers pensa até em queimar o uniforme do Capitão América. E pela primeira vez, que eu me lembre, não enfrenta um super-vilão, mas apenas um grupo de jovens estúpidos.
CAPTAIN AMERICA & FRANCISCO CUOCO
In 1981, I was determined to become a TV screenwriter. That year - I don't remember the details - a meeting with candidates for screenwriters for Globo network in Brazil took place. The group would meet with our most avant-garde and experimental TV director at the time, Valter Avancini. And I discovered that, despite his fame, Avancini was one of the most honest and humble guys I had ever seen in my TV career. He wanted to bring about a renewal among the creators of a series called Obrigado, Doutor (Thank You, Doctor). It was a complicated task, because the series was one of Globo's most conservative. It followed the "doctor series" line, like the classics Dr Kildare or Ben Casey: Doctor Fernando (Francisco Cuoco) had a practice in a small town called Andorinhas and had as partners a nurse (Cristina Santos) and a nun (Nicete Bruno).
How could I modernize this? At that meeting, I suggested to Avancini a series based on an idea I had based on a Captain America magazine. In the magazine, Steve Rogers gets fed up with the superhero life, buys a motorcycle and goes out into the world in search of adventures. He runs into a gang of bikers called Satan's Angels who cause a disturbance at an open-air rock concert.
My script (in partnership with Flavio Del Carlo and Luciano Ramos) was recorded, directed by Avancini. And, for a novice screenwriter, it wasn't bad. I recorded the episode on a VHS tape that was forgotten for decades. Until I asked a friend to digitize it and put it on my YouTube channel.
In the episode, there is a concert taking place at a club in a neighboring town. The town's playboy, the police chief's son, thinks his girlfriend is flirting with the singer of the visiting band. A fight breaks out, the singer is injured, and Dr. Fernando is called to deal with the case, with tension in the town increasing more and more.
Only now, through the Marvel website, I discovered (in digital format) the magazine (issue 128) that inspired me to write this script. I was far from committing plagiarism, but the influence of this story written by Stan Lee and drawn by Gene Colan in 1966 is evident. Steve Rogers even thinks about burning Captain America's uniform. And for the first time that I can remember, he doesn't face a supervillain, but just a group of stupid kids.
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